quinta-feira, 5 de março de 2009

O GIPE-CIT em 2009

Em parceria com o NACE, o Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Grupo de Trabalho de Etnocenologia da ABRACE e seus similares das Universidades de Paris X Ouest Nanterre La Défense e Paris VIII Nord Saint Denis, o GIPE-CIT realiza em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, de 2 a 5 de agosto de 2009, o VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, nas instalações da Escola de Belas Artes da UFMG, no Campus da Pampulha. Ainda no decorrer deste mês de março serão divulgadas as diversas formas de participação nesse evento.

Os Cadernos do GIPE-CIT de números 22, organizados por Eliana Rodrigues Silva e dedicados à Análise crítica da dança contemporânea, e 23, organizados por Armindo Bião e dedicados às Artes populares brasileiras do espetáculo e encenações, se encontram em fase de editoração, com lançamento programado para o presente ano. Neste primeiro semestre de 2009, serão divulgados seus respectivos lançamentos.

Assim, durante o primeiro semestre de 2009, o GIPE-CIT se encontra dedicado, primordialmente, ao VI Colóquio Internacional de Etnocenologia e aos Cadernos do GIPE-CIT.

Além disso, seus coordenadores, Sérgio Farias e Armindo Bião, que participaram ativamente da Aula Magna de Michel Maffesoli, que abriu o Ano Letivo da UFBA no último dia 2 de março, se encontram desenvolvendo novos projetos de interesse de nosso grupo. O primeiro, como Vice-Diretor da nova unidade acadêmica da UFBA, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, tem se ocupado da implantação dos novos bacharelados interdisciplinares. O segundo, pelo Programa Erasmus Mundus de Artes do Espetáculo, tem atuado como professor e pesquisador junto às Universidades de Paris, Nice Sophia-Antipolis, Libre de Bruxelles e Goethe Frankfurt.

Novo link: Association franco-brésilienne Bião

Nosso blog dá acesso, através do novo link em verde e amarelo aqui à direita, a mais uma rede de comunicação de interesse para os pesquisadores interessados no GIPE-CIT. Trata-se da Association Bião pour la diffusion de la culture brésilienne en France, entidade sem fins lucrativos (Lei 1901), presidida pelo professor brasileiro Lamartine Bião-Oberg, que se dedica à realização de cursos de língua e cultura brasileiras na França e à divulgação do Brasil para o mundo francófono.