sexta-feira, 26 de junho de 2009

VI Colóquio Internacional de Etnocenologia


De 2 a 5 de agosto, mais de uma centena de pesquisadores se encontra em Belo Horizonte para o a realização do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, na UFMG. O Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas – NACE, da UFMG, o GIPE-CIT, da UFBA e o Grupo de Trabalho de Etnocenologia da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE serão os anfitriões. Além de cerca de 50 convidados, do Brasil e do exterior, o evento contará com 85 pesquisadores apresentando trabalhos selecionados.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Erasmus Mundus Artes do Espetáculo

Entre fevereiro e maio de 2009, um dos coordenadores do GIPE-CIT, Armindo Bião, participou de um consórcio das Universidades Libre de Bruxelles, Goethe Frankfurt am Main, Nice Sophia Antipolis e Paris Nord Villetaneuse Saint Denis, no campo das artes do espetáculo.

Trata-se de um Programa Erasmus Mundus de dois anos, com cerca de 30 estudantes de nível de mestrado, de países de todos os cantos do mundo, que, em seu primeiro ano de curso, ficam sediados em uma dessas quatro universidades, onde seguem os cursos aí normalmente oferecidos.

Além disso, quatro pesquisadores de fora da Europa (entre os quais dois do GIPE-CIT: seu coordenador e a doutoranda Daniela Amoroso), circulam por essas universidades, oferecendo, para os mestrandos, oficinas, conferências e seminários, e participando de outras atividades acadêmicas (conferências abertas, concursos para novos professores, júris de doutorado, atendimento a doutorandos, cooperações internacionais etc).

O programa permite aos pesquisadores participantes a realização de atividades afins em outras instituições, como, nesse caso, conferências na Académie Royale de Belgique, cuja apresentação em power point se encontra disponível on-line, e na Université Paul-Valéry Montpellier III, que também divulga um relato on-line.

A última atividade dessa temporada foi dedicada a doutorandos de etnocenologia na Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord: