segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Encontro terça 18.11 na Aliança Francesa

Dança e modernidade e Criação e treinamento em máscaras na Bahia são os temas do próximo encontro do GIPE-CIT!


Na terça-feira, dia 18 de novembro, as pesquisadoras da UFBA Betti Grebler e Isa Trigo apresentam e conversam sobre suas pesquisas, na Aliança Francesa de 20 às 22h.

Isa Trigo trabalhará com o tema "Um corpo de ritmos, silêncio e sons: criação e treinamento em máscaras na Bahia". A máscara é um condensador de características e de estímulos oriundos diretamente do corpo coletivo de imagens, identidades e criação de uma dada coletividade.

A construção de máscaras baianas se estrutura muito em função dos ritmos e dos pulsos, do som e das pausas, percebidos no universo sonoro que permeia o nosso dia a dia. A nossa música, cantos e ocasiões de utilizá-los definem seus modos de uso e os temas e histórias que os sustentam e são por eles sustentados.

Tudo isso é pulso da nossa cultura e alimento para a criação de máscaras baianas. A nossa sonoridade é uma grande máscara, por ser uma grande via para a criação corporal e vocal; consequentemente, para a criação, o uso e o treinamento com máscaras locais.

Nenhum comentário: