quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sobre as visitas que recebemos

Divulgamos a existência deste blog, pela primeira vez, para os e-mails que temos cadastrados, no dia 23 último. Em uma semana, até ontem, dia 30 de julho de 2008, tivemos 180 visitas, sendo 161 do Brasil, nove da França, seis do Canadá, Argentina e Reino Unido (sendo dois de cada um desses países) e quatro dos EUA, Peru, Bélgica e Austrália (sendo um de cada um desses países).

Dessas visitas, nove se cadastraram para receber as atualizações do blog, o que você também pode fazer seguindo os passos indicados no texto logo abaixo, intitulado “cadastrar feed por e-mail”. Um desses nove visitantes, que se cadastraram em nosso blog, é o pesquisador Jérôme Dubois, recentemente aprovado em concurso como maître de conférence (uma espécie de professor adjunto júnior, na França) em etnocenologia, na Universidade de Paris 8, que, em 2007, passou algumas semanas conosco, como pesquisador convidado, no PPGAC e no GIPE-CIT.

Também já recebemos, e divulgamos, três comentários, de Deolinda Vilhena, Jussilente Santana e Alexandra Dumas, que se encontram acessíveis neste mesmo blog..

É pouco ainda. Mas já nos dá a sensação de estarmos nos comunicando e atingindo, ainda que parcialmente, o objetivo do blog, de divulgar as atividades do GIPE-CIT e de interagir com nossos pares (e ímpares).

Como receber o que há de novo em seu e-mail

No item “Atualizações por E-mail” na barra de menus à direita digite seu e-mail no retângulo em branco logo abaixo de “Enter your e-mail address”. Clique no botão “Subscribe”. Logo em seguida uma nova janela será aberta onde você irá confirmar seu cadastro para receber as atualizações do blog. Basta digitar as letras que irão aparecer no retângulo em branco indicado para confirmar sua solicitação. Após esse procedimento, será enviada uma mensagem de verificação para seu e-mail registrado. Essa mensagem pode demorar no máximo 15 minutos para chegar, mas geralmente ela chega logo após a confirmação do seu cadastro.
Você receberá em seu e-mail uma mensagem enviada por confirmations@emailenfuego.net com o assunto “Activate your Email Subscription to: GIPE-CIT”. Abra essa mensagem e clique no link para ativar o seu cadastro e começar a receber as atualizações do blog do GIPE-CIT. Uma nova janela abrirá com uma mensagem confirmando o seu cadastro e avisando que você já receberá e-mails a partir das próximas postagens.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O GIPE-CIT já está registrado em dicionário

O GIPE-CIT se encontra registrado no Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos, coordenado por J. Guinsburg, João Roberto Faria e Mariangela Alves de Lima e publicado em 2006, pela Editora Perspectiva e o Sesc São Paulo, bem precisamente na página 139, na rubrica Etnocenologia. Clicando na imagem da capa do dicionário abaixo você ficará conhecendo algo mais sobre a etnocenologia e sobre nosso grupo.


terça-feira, 22 de julho de 2008

Inscrições para o Congresso da ABRACE até 31 de julho

O V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas será realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, atual sede da ABRACE, de 28 a 31 de outubro de 2008. Os interessados em apresentarem trabalhos podem se inscrever pela internet até o próximo dia 31 de julho, de acordo com as instruções disponíveis no sítio virtual de nossa Associação. O blog do GIPE-CIT coloca aqui à disposição dos interessados o histórico, a ementa e o referencial bibliográfico do Grupo de Trabalho dedicado à ETNOCENOLOGIA na ABRACE, que congrega ainda mais 10 GTs.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Seleção de novos alunos para o PPGAC

O PPGAC/ UFBA encontra-se nos preparativos finais para a divulgação do Edital de Seleção de novos alunos, que deverão ingressar no Programa no primeiro semestre de 2009. Serão oferecidas 48 vagas, metade para o mestrado e metade para o doutorado, com a reserva de oito do total de vagas para alunos estrangeiros. Fique atento ao sítio virtual do programa, cuja marca é o Caboclo do 2 de Julho, da Bahia, para conhecer a documentação necessária, os requisitos e o período de inscrições para essa próxima seleção. Os pesquisadores do GIPE-CIT se dividem entre as quatro linhas de pesquisa do PPGAC. A Linha I, Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea, divulga aqui no blog do GIPE-CIT, um dos 10 itens da bibliografia para os candidatos interessados em desenvolverem projetos nessa linha de pesquisa, intitulado Matrizes Estéticas: o espetáculo da baianidade, publicado no livro Temas em CIT, de 2000, pelo GIPE-CIT e pela editora Annablume, de São Paulo. Clicando na imagem da capa do livro abaixo, você terá acesso aos dados catalográficos, ao Sumário, ao Perfil dos autores e à Apresentação do livro.


Ementa, professores e bibliografia para os candidatos da Linha I

Linha I
Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea


Ementa: Pesquisas de caráter transdisciplinar em artes do espetáculo, etnocenologia, metodologias de construção e de transmissão de saberes e fazeres.

Professores Orientadores para 2009: Armindo Bião, Eliene Benício, Suzana Martins, Lucia Lobato, Érico Oliveira (somente Mestrado), Albino Rubim (somente Mestrado) e Leonardo Boccia

BIÃO, Armindo. Matrizes estéticas: o espetáculo da baianidade. In ______ et al., (Orgs.). Temas em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. São Paulo: Annablume, 2000: p. 15-79.

BIÃO, Armindo, (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P & A, 2007.

LOBATO, Lúcia. Pecado Capital. In: Revista Digital Diálogos Possíveis http://www.fsba.edu.br/dialogospossiveis/artigos/10/03.pdf. Salvador: FSBA, 2007.

MAFFESOLI, Michel. Trad. Aluízio Ramos Trinta. O conhecimento comum: compêndio de sociologia compreensiva. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo: Perspectiva. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MARTINS, Suzana. A Dança de Yemanjá Ogunté sob a perspectiva estética do corpo. Salvador: EGBA, 2008.

MINOIS, Georges. Trad. Maria Elena O. Ortiz Assumpção. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

OLIVEIRA, Érico José Souza de. A roda do mundo gira: um olhar sobre o cavalo marinho Estrela de Ouro (Condado, PE). Recife: SESC, 2006.

PAVIS, Patrice. Trad. Nanci Fernandes. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. Trad. Márcia Pinheiro. Memória das vozes: cantoria, romanceiro e cordel. Tradução de Márcia Pinheiro. Salvador: SCT/ FUNCEB, 2006.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Ciclo de Encontros do GIPE-CIT 2008

OBJETOS E CORPUS DE PESQUISAS EM ARTES DO ESPETÁCULO
às terceiras terças-feiras de agosto anovembro
na Aliança Francesa na Ladeira da Barra - AF
às quartas quartas-feiras de setembro a novembro
no Instituto Cervantes na Ladeira da Barra - IC
e uma quarta e uma segunda-feira especiais
no Teatro Martim Gonçalvesda Escola de Teatro da UFBA no Canela - TMG/ ETUFBA
de agosto a novembro
sempre das 20h às 22h
Terça 19.08 AF - Hebe Alves (Macunaíma em cena ensina: dados de um processo)
Quarta 27.08 TMG/ ETUFBA – Associação Cultural Brasil Japão, Coral Kosmos e Ateneu Musical (Recital de 100 anos de encontros estéticos em terras brasileiras)
Terça 16.09 AF – Ivani Santana (Processos e configurações de dança com mediação tecnológica pelo Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança)
Quarta 24.09 IC - Sônia Amorim (Reflexões acerca dos rituais e liminaridades, sagrados e profanos referentes à devoção ao Nosso Senhor do Bonfim e a Oxalá) e Nadja Miranda (A Divulgação dos espetáculos teatrais)
Segunda 13.10 TMG/ ETUFBA - Meran Vargens (Processo criativo de adaptação e direção na transposição de obras literárias para a linguagem teatral: Exemplo "Viva o Povo Brasileiro”), no Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da UFBA
Terça 21.10 AF – Eliana Rodrigues (Representações da imagem corporal na cena artística contemporânea) e Suzana Martins (Um Olhar sobre o Corpo Divinizado no Candomblé da Bahia)
Quarta 22.10 IC - Sérgio Farias (Transdisciplinaridade, crise da escola e formação do professor de Teatro) e Lúcia Lobato (Potenciais da Dança para uma corpo-bio-grafia)
Terça 18.11 AF - Betti Grebler (Dança e Modernidade) e Isa Trigo (Um corpo de ritmos, silêncio e sons: criação e treinamento em máscaras na Bahia)
Quarta 26.11 IC – Armindo Bião e alunos (Cantos para Doña Maria de Padilla)

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Encontros na encruzilhada de aulas do PPGAC

Encontra-se disponível aqui (link não disponível) o programa da disciplina, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, TEA 507 - Tópicos Especiais em Artes Cênicas - Turma 01, dedicado à seguinte temática : Objetos e corpus de pesquisa em artes do espetáculo/ etnocenologia.

As aulas serão ministradas por Armindo Bião, pesquisador CNPq e acontecerão durante o semestre 2008.2 sempre às quartas-feiras, de 19h às 22h, na sala multimídia do Pavilhão de Aulas do Canela - PAC.

Com carga horária total de 51 horas, a disciplina será oferecida em 17 aulas semanais, e incluirá a participação de pesquisadores convidados, que comporão, com o professor, seus orientandos, os alunos matriculados nessa disciplina e os pesquisadores do GIPE-CIT, parte do Ciclo de Encontros do GIPE-CIT 2008, sempre às quartas quartas-feiras de agosto a novembro.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sobre o GIPE-CIT

Criado em julho de 1994, por professores e alunos das Escolas de Teatro e de Dança e das Faculdades de Comunicação e de Educação, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, o GIPE-CIT reúne, desde então, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores.

O grupo contou com decisivo apoio do CNPq, para seu Projeto de Consolidação (1997-2000), e esteve na origem do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/ UFBA e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE. Também tem sido um dos pólos, em nível internacional, de desenvolvimento da etnocenologia, tendo sido anfitrião dos dois colóquios internacionais realizados em Salvador, Bahia, Brasil, em 1997 e em 2007, dedicados à etnociência das artes e formas de espetáculo.

O GIPE-CIT mantém o periódico Cadernos do GIPE-CIT, já com 19 números publicados, e realiza, regularmente, ciclos de encontros, palestras, reuniões de trabalho, além de ações de apoio a projetos em desenvolvimento e a programas de intercâmbio com seus pares.

Nova marca GIPE-CIT

Na idade da temperança, aos 14 anos e alguns meses, preparando-se para debutar plenamente na era da telemática, o GIPE-CIT renova sua imagem com essa marca! Para que seja vista, lida e conhecida com simplicidade e beleza, nossa pretensiosa humildade ou nossa humilde pretensão, uma espiral aberta para o infinito...