domingo, 30 de novembro de 2008

Lançamento do "Bloco mágico e lua..."

No próximo dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 19h, a Livraria Saraiva MegaStore promove, na Siciliano do Shopping Barra, em Salvador BA, o lançamento do livro Bloco mágico e lua e outros poemas (Salvador: P & A, 284 páginas), de Armindo Bião (ator, encenador, professor titular da Escola de Teatro da UFBA e pesquisador do CNPq). O prefácio é do poeta Antonio Brasileiro e a apresentação da organizadora de obras literárias Heloisa Prata Prazeres.

Trata-se de um livro de poemas e bloco de notas: um conjunto de poemas (escritos desde os anos 1960, a maioria inédita), editado no formato de um bloco de anotações (14cm X 21cm, encadernação em espiral pela margem superior), com as páginas pares em branco (à exceção das páginas 4, da ficha catalográfica, 8, da continuação do sumário, e 14, de algumas palavras da apresentação do autor), cujo preço será R$12,00, podendo ser uma boa lembrança de presente natalino.

Inspirado nos “librillos de memoria” e nos artefatos de rascunho e brinquedo, como o bloco mágico, comentado por Freud (a propósito da memória e da percepção do tempo), a ardósia (das antigas escolas) e a lousa mágica, que permitiam neles se escrever, apagar e reescrever, continuamente, o livro Bloco mágico e lua e outros poemas, de Armindo Bião, é fruto do trabalho de editoração e revisão de seus trabalhos publicados, que prepara o lançamento de dois livros de ensaios, para maio de 2009: Etnocenologia e teatralidade: algumas aplicações para a Bahia e Do teatro de cordel e da formação para a cena, com prefácios de Michel Maffesoli e Jean-Marie Pradier.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pequeno Problema

Estamos tendo alguns problemas com a hospedagem de nossos arquivos no 4shared e todos os nossos links estão inativos. Pedimos a compreensão de vocês, leitores do blog, e desculpas por qualquer transtorno causado.

Já estamos trabalhando com uma nova forma melhor para hospedar nossos arquivos e torná-los disponíveis o mais rápido possível!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Padilla dia 26.11 às 20h no Cervantes

O Ciclo de Encontros do GIPE-CIT de 2008 se encerra no dia 26, no Instituto Cervantes, a partir das 20h, com a primeira leitura – cantada e dramatizada - pública do texto teatral GIPE-CIT canta Padilla.

Com duração aproximada de 45 minutos, o trabalho de etnocenologia tem roteiro e dramaturgia de Armindo Bião, com a colaboração de pesquisadores do GIPE-CIT e de alunos regulares e especiais do PPGAC: Carmen Paternostro, Cristiano de Araújo Fontes, Daiseane Andrade, Étoile Santos da Silva, Inès Perez Wilke, João Carlos Chaves da Silva, Manuel Zergarra Guerrero, Maria Lúcia Pereira, Marcelo Benigno Amorim, Marconi de Oliveira Araponga, Osvaldice de Jesus Conceição, Rafael Rolim farias e Sonia Costa Amorim. A preparação para o canto foi do professor Marcelo Jardim.

A apresentação do GIPE-CIT canta Padilla será seguida de breve mostra de imagens relativas ao tema do trabalho e de conversação com os presentes interessados.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Encontro terça 18.11 na Aliança Francesa

Dança e modernidade e Criação e treinamento em máscaras na Bahia são os temas do próximo encontro do GIPE-CIT!


Na terça-feira, dia 18 de novembro, as pesquisadoras da UFBA Betti Grebler e Isa Trigo apresentam e conversam sobre suas pesquisas, na Aliança Francesa de 20 às 22h.

Isa Trigo trabalhará com o tema "Um corpo de ritmos, silêncio e sons: criação e treinamento em máscaras na Bahia". A máscara é um condensador de características e de estímulos oriundos diretamente do corpo coletivo de imagens, identidades e criação de uma dada coletividade.

A construção de máscaras baianas se estrutura muito em função dos ritmos e dos pulsos, do som e das pausas, percebidos no universo sonoro que permeia o nosso dia a dia. A nossa música, cantos e ocasiões de utilizá-los definem seus modos de uso e os temas e histórias que os sustentam e são por eles sustentados.

Tudo isso é pulso da nossa cultura e alimento para a criação de máscaras baianas. A nossa sonoridade é uma grande máscara, por ser uma grande via para a criação corporal e vocal; consequentemente, para a criação, o uso e o treinamento com máscaras locais.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cria do GIPE nasce em BH

GT de Etnocenologia da ABRACE viu a luz, em Belo Horizonte, durante o 5º Congresso da ABRACE. As fotografias abaixo, de Inês Perez-Wilke, registram esse importante momento. Clique nas fotos para ampliá-las.