terça-feira, 12 de agosto de 2008

O berço da etnocenologia no Brasil

Durante a criação do GIPE-CIT, em 1994, um grupo de
pesquisadores e gestores franceses, da área das artes do espetáculo (Jean-Marie Pradier, Chérif Khaznadar, Françoise Gründ e os saudosos Jean Duvignaud e André Marcel D’Ans), preparava o colóquio de lançamento da proposta da etnociência do espetáculo: a etnocenologia.

Desde maio de 1995, quando participou do primeiro colóquio internacional de etnocenologia, nas sedes da UNESCO e da Maison des Cultures du Monde, em Paris, o GIPE-CIT se transformou no berço brasileiro da etnocenologia.

Após a publicação de dois livros pela Editora Annablume, de São Paulo, Etnocenologia: textos selecionados (1999) e Textos em CIT (2000), em 2007, o GIPE-CIT publicou o livro Artes do Corpo e do Espetáculo, organizado por Armindo Bião (Salvador: P & A, 492 p.), do qual divulgamos aqui (clicando na capa do livro) o Sumário, os perfis dos Autores e a Apresentação. Também divulgamos o texto de autoria do organizador da obra, que abre o conjunto dos 26 trabalhos aí publicados (clicando em seu título, a seguir): Um trajeto, muitos projetos (na versão original, posteriormente editorada e publicada às páginas 21 a 42 do livro).

Esse texto aborda, de modo compreensivo e descritivo, 22 projetos de pesquisa em etnocenologia, desenvolvidos no PPGAC/ UFBA, além das interfaces da etnocenolgia com as ciências humanas interessadas na teatralidade cotidiana e na metáfora do espetáculo, as etnociências (em geral), a etnometodologia, a antropologia teatral e os estudos da performance.

O livro Artes do Corpo e do Espetáculo é um dos 10 títulos da bibliografia oferecida aos candidatos à seleção para o PPGAC/ UFBA, que deverão ingressar no Programa em 2009.1, em sua Linha de Pesquisa Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea.

Nenhum comentário: